LAC-AC

LAC-AC: Liga Acadêmica Curitibana de Análise do Comportamento

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Texto 06/02/14

Que o mundo “lá fora” não é fácil , algumas pessoas sabem. Entretanto, o que fazer quando ao invés de facilitar, a faculdade dificulta ainda mais?

Estudantes se vêem perdidos dentro de uma ilusão quando percebem que há uma grande distância entre o que lhes é ensinado dentro da academia e o que lhes é pedido dentro de uma empresa. Em outras palavras, o conhecimento produzido e passado adiante durante a graduação não atende às necessidades que surgem dentro das organizações.

Então, quais são as competências mais relevantes de um indivíduo que se encontra dentro do contexto organizacional? Segundo o consultor Jorge de Paiva Campos, as empresas adquiriram uma certa mutabilidade para manterem-se dentro de seus respectivos mercados. As empresas não se encontram mais dentro de um padrão regular, elas estão dinâmicas. Tal mudança no comportamento das organizações exige que os profissionais não mais se atenham somente às suas funções e sim, que estes tenham uma atitude multifuncional dentro da empresa.

Ou seja, deve-se atingir resultados enquanto realiza-se as obrigações diárias. Deve-se “fazer um pouco de tudo ao mesmo tempo”. Para o gestor Mario Ceitil, é exatamente isso que um profissional organizacional deve realizar.

Em seu livro “Gestão e Desenvolvimento de Competências”, lista 16 comportamentos que envolvem o trabalho de um gestor organizacional. O mais importante foi definido como compreensão estratégica. Para Ceitil, é de extrema importância que o indivíduo possua o comportamento de “compreender a visão e a estratégia da empresa onde se insere a atividade”. Também é necessário possuir o comportamento de um líder que, além de ter sua atenção orientada para resultados, deve motivar a sua equipe através da definição de objetivos a serem atingidos.

         Ou seja, a época em que a descrição da vaga e o trabalho realizado nesta significava o mesmo, passou. Hoje é necessário saber um pouco sobre tudo, ser multifuncional. As questões que necessitam solução residem na própria universidade. Como preparar indivíduos para o mercado de trabalho sendo que nem o próprio consegue definir o que necessita? Como que um estudante pode se preparar quando não se sabe ao menos qual comportamento desenvolver? Como alguém recém-graduado pode se sentir competente a exercer uma função dentro de uma organização?

       O conceito de competência pode ser traduzido como um comportamento eficaz que é emitido de tal maneira que é reforçado. Para um estudante se preparar para essas adversidades que encontrará, ele deve fazer uso de seu repertório comportamental previamente desenvolvido antes e durante a graduação porém, modificá-lo aos poucos conforme vai aprendendo dentro do próprio contexto organizacional. Outra maneira que poderia se mostrar eficaz seria o indivíduo prestar atenção aos comportamentos de alguém que está há mais tempo no ramo ou na empresa, assim pode-se verificar quais os comportamentos são relevantes para imitá-los.

         Não importa qual a maneira que o estudante utillize. Não há outra saída senão: correr atrás do prejuízo.

Referências
Conteúdos baseados em informações contidas aqui e aqui.

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