Que o mundo “lá fora” não é fácil , algumas pessoas sabem. Entretanto, o
que fazer quando ao invés de facilitar, a faculdade dificulta ainda mais?
Estudantes se vêem perdidos dentro de uma ilusão quando percebem que há
uma grande distância entre o que lhes é ensinado dentro da academia e o que
lhes é pedido dentro de uma empresa. Em outras palavras, o conhecimento
produzido e passado adiante durante a graduação não atende às necessidades que
surgem dentro das organizações.
Então, quais são as competências mais relevantes de um indivíduo que se
encontra dentro do contexto organizacional? Segundo o consultor Jorge de Paiva
Campos, as empresas adquiriram uma certa mutabilidade para manterem-se dentro
de seus respectivos mercados. As empresas não se encontram mais dentro de um
padrão regular, elas estão dinâmicas. Tal mudança no comportamento das
organizações exige que os profissionais não mais se atenham somente às suas
funções e sim, que estes tenham uma atitude multifuncional dentro da empresa.
Ou seja, deve-se atingir resultados enquanto realiza-se as obrigações
diárias. Deve-se “fazer um pouco de tudo ao mesmo tempo”. Para o gestor Mario
Ceitil, é exatamente isso que um profissional organizacional deve realizar.
Em seu livro “Gestão e Desenvolvimento de Competências”, lista 16
comportamentos que envolvem o trabalho de um gestor organizacional. O mais
importante foi definido como compreensão estratégica. Para Ceitil, é de extrema
importância que o indivíduo possua o comportamento de “compreender a visão e a
estratégia da empresa onde se insere a atividade”. Também é necessário possuir
o comportamento de um líder que, além de ter sua atenção orientada para
resultados, deve motivar a sua equipe através da definição de objetivos a serem
atingidos.
Ou seja, a época em que a descrição da vaga e o
trabalho realizado nesta significava o mesmo, passou. Hoje é necessário saber
um pouco sobre tudo, ser multifuncional. As questões que necessitam solução
residem na própria universidade. Como preparar indivíduos para o mercado de
trabalho sendo que nem o próprio consegue definir o que necessita? Como que um
estudante pode se preparar quando não se sabe ao menos qual comportamento
desenvolver? Como alguém recém-graduado pode se sentir competente a exercer uma
função dentro de uma organização?
O conceito de competência pode ser traduzido
como um comportamento eficaz que é emitido de tal maneira que é reforçado. Para
um estudante se preparar para essas adversidades que encontrará, ele deve fazer
uso de seu repertório comportamental previamente desenvolvido antes e durante a
graduação porém, modificá-lo aos poucos conforme vai aprendendo dentro do
próprio contexto organizacional. Outra maneira que poderia se mostrar eficaz
seria o indivíduo prestar atenção aos comportamentos de alguém que está há mais
tempo no ramo ou na empresa, assim pode-se verificar quais os comportamentos
são relevantes para imitá-los.
Não importa qual a maneira que o estudante
utillize. Não há outra saída senão: correr atrás do prejuízo.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário